×

Add tip to Xadrez game

Players tips

Nunca deixe uma peça sua na defesa de dois pontos que não se cruzam, pois quando um desses pontos for atacado e capturado, a peça defensora terá que abandonar a defesa do outro ponto para retomar a peça capturada, não conseguirá manter a defesa do outro ponto. Se os dois pontos forem explorados... O nome disso é peça sobrecarregada, ou sobrecarga.

Author: francisalves

Alguns princípios de DEF: manter tudo fechado, não mexer a ala que está sendo atacada, usar o peão inimigo como escudo eterno, planejar uma rota de fuga para o rei, manter os movimentos do rei sempre possíveis, manter um defensor para combater cada possível atacante, trocar peças, contra-atacar o centro adversário, criar fortalezas impenetráveis.

Author: francisalves

Um tema que o Karpov usava era tapar a coluna aberta em que se encontram as torres, para impedir a troca delas enquanto melhora a sua posição, manobra peças para as proximidades ou triplica na coluna. Sempre melhore suas peças, sempre pense na peça que está mal colocada ou que não está fazendo nada de bom na posição dela.

Author: francisalves

Restrinja as peças inimigas. É muito difícil impedir que o oponente atue em seu próprio território. Mas no seu território quem manda é você, então restrinja as peças inimigas, seja ganhando mais espaço, cravando peças, restringindo os pulos dos cavalos com os peões, fazendo um muro de peões na diagonal do bispo, lutando pelo controle de casas etc.

Author: francisalves

Bispo em fianchetto é quando esta peça está na grande diagonal.O melhor jogador do mundo não dispensa esse posicionamento do bispo. O bispo controla menos casas na grande diagonal, mas em todo caso, ele consegue controlar duas casas centrais, aponta para uma ala e possível roque e fica bem seguro, não podendo ser atacado tão facilmente,vale a pena.

Author: francisalves

Aprenda a conviver com as tensões. Quando você tem peões no centro e seu adversário faz uma ruptura, ele está criando uma tensão no centro. Se um de vocês quebrar essa tensão estará perdendo controle de casas centrais. Já na disputa pela coluna aberta, quem tomar a torre do outro primeiro estará cedendo a coluna para o oponente.

Author: francisalves

No final: Mantenha suas torres ativas, atividade é fundamental no final. Centralize o rei, mantendo sempre a oposição, no final o rei é peça de ouro e é o melhor defensor! E o mais importante objetivo do final é procurar criar peões passados, principalmente de maiorias de peões, pois essa é a principal vantagem em tê-las.

Author: francisalves

A bateria de diagonal muitas vezes é melhor quando o bispo está em fianchetto, pois ele não fica exposto a ATK como em outras posições, e essa posição no fianchetto é ligeiramente comum e se repete, mas a maioria das coisas do xadrez são relativas.

Author: francisalves

Indícios de que um rei tomará xeque-mate: muitas peças envolta do rei ou muito próximas dele, um rei sem movimentação possível ou cortado, um rei sem cobertura (peões), poucos ou nenhum defensor.

Author: francisalves

Quando suas peças abandonarem a primeira fila você precisa criar uma fortaleza para o rei. Avançar o peão de "b" ou o de "g" é uma delas, normalmente jogamos isso quando tem fianchetto, mas não é necessário ser somente. Outra fortaleza é jogar h5 e g6 e o rei vai ficar lá em h6 se preciso, nessa fortaleza é preciso o melhor defensor, que é o bispo.

Author: francisalves

Muitas vezes, tentar pegar o par de bispos com lance de cavalo não dá, pois o bispo só é capturado quando ele quer ser ou quando não tem opção. Entenda: atacar o bispo via h4 ou h5 com o cavalo às vezes deixa o bispo livre da captura e o cavalo fora de jogo. Muitas vezes o par de bispos é ganho através da tática e com um pouco de planejamento.

Author: francisalves

Dobre suas torres na coluna aberta. As torres gostam de colunas abertas, os bispos de diagonais abertas e os cavalos de postos avançados (casas fracas).

Author: francisalves

Vantagem. Há vantagens de curto e longo prazo. Iniciativa é uma vantagem de curto prazo, melhor estrutura de peões é vantagem de longo prazo, par de bispos é longo prazo, posto avançado longo, melhor atividade médio, coluna semiaberta longo, etc. Melhor do que ter uma vantagem é a conversão dela em vitória, então estude-as, são várias.

Author: francisalves

Se você jogou damas sabe da importância de manter a sua estrutura de peões firme, de defender aquele peãozinho que atrapalha a vida do oponente. O xadrez é a mesma coisa, tem que manter aquele peão firme onde ele está quando o adversário atacá-lo e avançá-lo quando for possível ou vantajoso.

Author: francisalves

Trocas. Você só deve trocar peças se for propício. Você deve trocar se: tiver uma peça a mais, estiver sofrendo um ATK, ganhar o par de bispos, eliminar o par de bispos adversário, eliminar a peça ativa do oponente, eliminar o defensor de uma casa, estiver numa posição restringida, liberar uma casa, qualquer motivo tático, etc.

Author: francisalves

Tem que ganhar espaço para poder manobrar suas peças e restringir as do adversário. Para ganhar espaço, avance seus peões centrais, mas lembre-se: quanto mais avançam, mais difícil é defendê-los e mantê-los, pois estão andando sozinhos, sem a proteção do resto do exército, mas avançá-los é bom para ganhar espaço e restringir as peças inimigas.

Author: francisalves

Jogadores mais fortes adoram quando iniciantes saem das preparações de abertura. Você não pode fazer isso, estude as aberturas e jogue as melhores linhas. Toda a teoria de aberturas foi estudada e só são feitos os melhores lances, se você sair da teoria você provavelmente estará jogando os piores lances e será punido. Eu recomendo as de peão-rei.

Author: francisalves

Ataque. Para atacar existem alguns princípios: abrir linhas e criar alinhamentos, trazer peças (manobras), eliminar os defensores, evitar troca de peças, ganhar espaço, controlar e fixar o seu centro de peões, etc. As torres são as piores inimigas do rei no centro, mas para um rei rocado são os peões. Se você rocar grande pode ATKR o roque pequeno.

Author: francisalves

É intermediário no jogo? Deve estudar os sacrifícios posicionais de qualidade. Envolvem a troca de uma torre por um bispo ou cavalo. Esses sacrifícios envolvem compensação, como peões débeis que podem ser atacados, par de bispos, ataque ao rei, cravada absoluta, etc. Essa é a melhor aula, infelizmente só em espanhol: https://youtu.be/7Uxqq7QcXp0

Author: francisalves

Bateria. Bateria é a dama e outra peça apontando para o mesmo ponto, auxiliando a peça da frente. Existem bateria de diagonal (dama e bispo) e bateria de coluna (dama e torre). Essas baterias muitas vezes servem para ameaçar xeque-mate e outras vezes apenas para aumentar o domínio de coluna ou diagonal, permitir infiltrações e cravar peças e peões.

Author: francisalves

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
    players online

    REGISTER NOW

    Enjoy, it's free!
    By creating your profile you agree with the usage policy from GameVelvet.
    FREE FREE
    WITHOUT REGISTRATION WITHOUT REGISTRATION
    TOURNAMENTS TOURNAMENTS

    Board Games

    +20 games at your browser, without installing!

    NEXT TOURNAMENTS
    Chess

    3:00 PM
    5:00 PM
    7:00 PM
    9:00 PM

    LATEST WINNERS - Feb 28, 2024

    supermar0li
    supermar0li
    danbrr
    danbrr
    daninho16
    daninho16