×

Descrição

  • Jogadores - 4
  • Baralho - 40 cartas Napolitanas ou Espanholas
  • Dificuldade - Fácil
  • Objetivo do Jogo - somar os pontos estabelecidos para a partida (normalmente 16 pontos).

Distribuição e jogo

O carteador coloca 4 cartas cobertas na mesa e distribui as restantes entre os jogadores, até que cada jogador tenha 9 cartas, e 4 cartas descobertas se encontram na mesa. Cada jogador, na sua vez, joga uma carta, iniciando o jogador a direita do carteador. Os outros seguem em sentido anti-horário até terminarem as cartas.


Se a carta jogada é de valor igual ao de uma carta ou a soma dos valores de mais cartas que estão na mesa, o jogador pega a carta jogada e aquela ou aquelas de valor correspondente, colocando-as em um monte em frente a sua posição. Se não, deixa a carta na mesa.


Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma 'Scopa', que vale 1 ponto. Para marcar uma Scopa, o jogador coloca no próprio monte uma carta descoberta e atravessada.


No caso de existir diferentes combinações de cartas que o jogador pode pegar jogando a mesma carta, é obrigatório pegar a combinação com o menor número de cartas. Se tiver mais combinações formadas pelo mesmo número de cartas, o jogador pode escolher. Exemplo: se na mesa tiver um Ás (valor 1), um 3, um 4, um 5 e um Valete (valor 8), o jogador, jogando uma Dama (valor 9) poderá pegar a sua escolha o Ás e o Valete ou o 4 e o 5 (combinações formadas por 2 cartas). Não poderá pegar o Ás, o 3 e o 5, combinação formadas por 3 cartas. No final da mão todas as cartas que ficaram na mesa são de direito de quem pegou por último.


Pontuação das cartas

Ao término de cada mão é calculada a pontuação obtida de cada dupla da seguinte forma:

4 pontos de 'Baralho':

  • A dupla que pegou mais cartas recebe 1 ponto. Em caso de empate o ponto não é dado.
  • A dupla que pegou mais cartas do naipe de Ouros (cartas espanholas) ou Denari (cartas napolitanas) recebe 1 ponto. Em caso de empate o ponto não é dado.
  • A dupla que ganha a 'Primiera' recebe 1 ponto. A Primiera calcula-se da seguinte maneira: o 7 vale 21 pontos, o 6 vale 18 pontos, o Ás vale 16 pontos, o 5 vale 15 pontos, o 4 vale 14 pontos, o 3 vale 13 pontos, o 2 vale 12 pontos e as figuras 10 pontos. Cada dupla soma os pontos de uma só carta de cada naipe entre aquelas que pegou. Quem tiver a maior pontuação ganha a Primiera. Exemplo: uma dupla pegou 7 de Copas, 7 de Paus, 7 de Ouros e 6 de Espadas, chega a 81 pontos. A outra dupla pode ter no máximo o 7 de Espadas e os 6 dos outros naipes (Paus, Copas e Ouros), por um total de 75 pontos. Logo, o ponto da Primiera vai a primeira dupla. Em caso de empate esse ponto não é dado.
  • A dupla que pegou o 7 de Ouros (chamado de 'Sette Bello') recebe 1 ponto. Além destes, são dados os seguintes pontos:
  • Cada Scopa vale 1 ponto.

Os pontos obtidos em cada mão são somados aos pontos obtidos nas mãos anteriores e a dupla que primeiro chegar ou passar 16 pontos ganha a partida. Se as duas duplas alcançam ou passam os 16 pontos na mesma mão, ganha quem tiver a maior pontuação. Em caso de paridade são jogadas uma ou mais mãos de desempate, até acabar a igualdade.

Learn how to play other Italian Card Games

Amplify your knowledge at Card Games reading the rules and watching videos from similar games to Scopone Scientifico .

Scopa Online
1

Scopa

Rouba Monte Online
0

Rouba Monte

Sueca Online
917

Sueca

Spades Online
30

Spades

Hearts Online
46

Hearts

Leave your comment about Game rules Scopone